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5.out
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Você sabe preparar um prato equilibrado?

Com tantas dietas malucas por aí, você fica até confuso, não é mesmo? Será que a dieta da sopa faz bem mesmo? E a dieta da lua? Do sangue? Da proteína? São tantas as dietas… mas agora você vai saber se elas fazem bem!

Para ter uma alimentação equilibrada, que irá trazer benefícios para toda a vida, você deve seguir a regra do REC, são eles: os Reguladores, os Energéticos e os Construtores. Simples!

 

 

Reguladores:

Alimentos que regulam o funcionamento do organismo e de vários processos orgânicos. Fornecem nutrientes ricos em vitaminas (A, B, D, E e outros), minerais essenciais (ferro, cálcio, potássio, zinco, etc.), celulose e água.  Atuam em prol do sistema imunológico, circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras. Além disso, são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento normal da criança!

Onde encontrar?

Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, amora, banana, caqui, cereja, coco fresco, figo, framboesa, goiaba, jabuticaba, jaca, kiwi, laranja, laranja lima, lichia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mirtilo, morango, nêspera, pera, pêssego, tangerina, tomates, uva.

 Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, gengibre, jiló, mandioquinha, pepino, pimentão, quiabo, vagem.

 Verduras: acelga, agrião, alface, alho poró, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, erva doce, escarola, espinafre, rabanete, repolho, rúcula, salsão.

Orientações:

  • Inicie sua refeição sempre pelos reguladores.
  • Prefira porções cruas.
  • Inclua de 1 a 3 tipos em cada refeição.
  • Varie as frutas e verduras de um dia para o outro.

 

 

Energéticos:

O nosso corpo precisa de energia para se movimentar, respirar, fazer circular o sangue, manter a temperatura, e todas as outras e muitas funções, que por vezes nos passam desapercebidas. Os nutrientes do grupo de alimentos energéticos fornecem calorias para o gasto do organismo, que são os carboidratos e as gorduras.

Onde encontrar?

Cereais em grão: arroz, trigo em grão, canjica, triguilho, quirera, aveia, milho verde, centeio.

Farinha de cereais: fubá, farinha integral, farinha de milho, etc.

Farinha de raízes: farinha de mandioca, polvilho, araruta, fécula.

Açucares: mel, melado, açúcar mascavo, açúcar de mesa, etc.

Massas: pães, biscoitos, bolos, bolachas e todas as massas em geral.

Raízes feculentas: batata, batata doce, mandioca, cará, inhame, etc.

Gorduras: óleos, creme de leite, banha vegetal.

Oleaginosas: castanhas e azeitonas.

Orientações:

  • Evite quantidades excessivas.
  • Mastigue bem.
  • Inclua 1 a 2 tipos deste grupo por vez.

 

 

Construtores:

Os nutrientes que exercem a função construtora são as proteínas. Tais nutrientes são responsáveis pelo crescimento e pela reposição de tecidos danificados, pela formação de hormônios e enzimas. Eles são capazes de cicatrizar ferimentos, construir dentes, ossos, unhas, tecidos e cabelos.

 Onde encontrar?

Oleaginosas: Castanhas, amendoim, gergelim.

Grãos: Soja e feijões em geral.

Farelos: Gérmen de trigo e levedo de cerveja.

Proteínas: Carnes vegetais, carne de animais e ovos.

Laticínios: Leite vegetal e animal, queijo, iogurte e coalhada.

Sementes: abóbora, girassol, gergelim e linhaça.

Orientações:

  • Evite quantidades excessivas.
  • Mastigue bem.
  • Inclua 1 ou 2 tipos deste grupo no café da manhã e almoço.
  • No jantar, se você usar cereais integrais e frutas, não precisa de construtor. Mas se quiser usá-los mesmo assim, evite os mais gordurosos e concentrados. Isso lhe proporcionará uma melhor qualidade de sono.

 

 

Agora, você mesmo pode dizer se uma dieta é saudável ou não!

A falta de reguladores pode provocar diversas doenças, como beribéri, escorbuto, raquitismo, xeroftalmia, pelagra, cretinismo, bócio, anemias, etc. Atenção! Essas doenças podem levar a morte! Por isso, vamos comer frutas, verduras e legumes todos os dias. Delicie-se!

Outro ponto importante, não tire o carboidrato para emagrecer, ele é importante para nos dar energia. Quando ele é radicalmente cortado do cardápio, a proteína tem que se transformar em energia e deixa de fazer o seu papel, logo o cabelo começa a cair, as unhas começam a quebrar… por aí vai. Um desastre. Mas também cuidado com o excesso, engorda!

Sobre as proteínas, tem inúmeras dietas dizendo que você tem que comer exageradamente. Cuidado! Isso pode sobrecarregar seus rins, desenvolver problemas no fígado, aumento de peso, osteoporose, aterosclerose, etc. Não é nada bom! Coma tudo na medida certa!

Por isso busque sempre uma alimentação equilibrada para ser mais feliz e saudável! Fuja destas dietas da moda. Agora que você entendeu o conceito, você já pode montar seu próprio cardápio, não esqueça de nenhum grupo, para o seu organismo não adoecer. Na dúvida procure um profissional sério e especializado!

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Já fez o cardápio? Sabe o que comprar? Então, vamos lá! Também elaborei uma lista de compras vegetariana para você. A lista é flexível, você pode acrescentar e tirar itens.

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Espero que isso te ajude a planejar deliciosas e saudáveis refeições e que receba muitos elogios! Até breve.

 

Débora Campos

Publicitária, apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagens. E agora estudante de gastronomia pelo Senac/ BH. Uhhhuuuu!




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Débora Campos - autora
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