Você já ouviu falar em pancs? | VIVERDEQUÊ?
Fechar

Inscrição para o Curso: LEITES VEGETAIS - 10 NOV


19.abr
19.abr
Você já ouviu falar em pancs?

As plantas alimentícias não convencionais são mais conhecidas como “pancs”. São plantas com as quais nos deparamos por aí, na natureza, e que, em geral, não pensamos nelas como alimentos. Muitas vezes (tadinhas!), a gente olha para elas e as classificamos como meros “matos”, ao vê-las brotando em nossos quintais. Ao invés de mandar a enxada nelas, que tal fazer uma receita diferente, saborosa e muito nutritiva?

Quer um exemplo de panc? A taioba (foto)! É superdifícil encontrar taioba na feira, não é? É porque, tradicionalmente, é uma planta de quintal. A fruta-do-conde, a cajá-manga e algumas outras frutas deliciosas também são consideradas como pancs.

Mas, calma! Não é qualquer planta e fruta desconhecida que nasce por aí que a gente pode consumir. Muitas, inclusive, são venenosas!!! Já outras, são inofensivas, mas exigem métodos de preparo específicos. A taioba mesmo, que a gente citou aqui, se não refogar bem e descascar o talo, causa uma reação incômoda: a boca fica toda pinicando.

img_6251-e1421781101182

Para que você não corra riscos e usufrua das pancs da melhor maneira, sugiro que pesquise em sites confiáveis e até que consulte alguns livros. Eu tenho o “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil – guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas”, que é de Valdely Ferrera Kinupp e Harri Lorenzi. Eu amo esse livro, é um dos meus guias para consumir pancs.

Invista em uma boa e confiável fonte de pesquisa e tenha uma excelente refeição!

Débora Campos

Publicitária, estudante de Gastronomia (Senac) e apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagem.




PESQUISAR:

Débora Campos - autora
apoie o blog viverdequê?
quer anunciar no viverdequê?