Os benefícios do espinafre | VIVERDEQUÊ?
Fechar

Inscrição para o Curso: LEITES VEGETAIS - 10 NOV


18.out
18.out
Os benefícios do espinafre

Hoje é dia de falar daquela verdura que deixa o Popeye fortíssimo: o espinafre! Você sabia que, por causa desse famoso personagem, na década de 30 o consumo dessa verdura aumentou mais de 30% entre a criançada? Os pequenos queriam ficar fortes igual o Popeye e acreditavam que se apenas comessem a verdura os músculos milagrosamente apareceriam (quem nunca pensou nisso que atire a primeira pedra! Haha). Brincadeiras à parte, o nosso amigo espinafre não tem benefícios instantâneos quanto os do desenho animado, mas não podemos negar que ele é a fonte de vários nutrientes importantes para o nosso organismo. Por ser rico em vitaminas A, K, C e do complexo B, ferro, cálcio e fósforo, o espinafre traz os seguintes benefícios para o nosso corpo:

  • É um ótimo anti-inflamatório
  • Ajuda na digestão e na redução de peso
  • Evita a queda de cabelo
  • Ajuda a prevenir a anemia
  • Protege os olhos da catarata e da degeneração macular relacionada à idade
  • Ajuda a prevenir o câncer
  • Reduz a hipertensão
  • Ajuda a reparar a pele, mantendo-a saudável e bonita
  • Por ser um ótimo calmante natural, ajuda a evitar o estresse
  • Ajuda a manter a saúde dos nossos ossos
  • Por ser antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento da pele
  • Ajuda a manter o nosso cérebro funcionando direitinho
  • Ajuda a evitar ataques cardíacos
  • Fortalece o nosso sistema imunológico

 

Depois de ler todos esses benefícios, acho que o Popeye tem razão em colocar o crédito da sua força no espinafre (Haha!). Falando nisso, que tal aproveitar todos esses nutrientes e preparar uma receitinha vegana de torta de espinafre? Confira abaixo a receita (essa delícia eu encontrei no site: www.frufruta.com.br):

Torta Vegana de Espinafre

Ingredientes para a massa

1 xícara de farinha de arroz integral (ou de aveia)

1/2 xícara de polvilho doce

4 colheres de sopa de farinha de linhaça

1/4 xícara de azeite de oliva virgem

5 colheres de sopa a 1/3 de xícara de água

1/2 colher de chá de sal

Ingredientes para o recheio

2 maços de espinafre sem os talos

1/2 talo de alho-poró

500gr de tofu (preferencialmente orgânico)

suco de 1/2 limão

1/2 colher de chá de sal

1/2 colher de sopa de fermento

1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo

Para fazer a massa, você vai misturar todos os ingredientes secos. Depois, adicione o azeite e, aos pouquinhos, a água. Amasse com as mãos até virar uma bola de massa e utilize-a para forrar uma forma de fundo removível. Leve a forma com a massa ao freezer por 10 minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Retire do freezer e faça furos na base da massa para que o vapor passe. Asse por 15 minutos.

Para fazer o recheio, basta refogar os 2 maços de espinafre com uma pitada de sal até que ele murche. Retire da panela, pique grosseiramente e reserve. Depois, pique o alho-poró em fatias finas e reserve também. No liquidificador, bata o tofu, o limão, o azeite, o sal e o fermento até obter um creme. Aqueça uma panela com um fio de azeite e refogue o alho-poró até que ele murche. Adicione o espinafre picado e refogue novamente. Misture o creme de tofu com o espinafre e o alho-poró.

Depois disso, retire a massa do forno e despeje o recheio, ajeitando com uma espátula. Volte ao forno por mais 10 a 15 minutos, até que se forme uma película dourada sobre o recheio. E pronto! Agora é só servir!

 

Se você quer conhecer os benefícios de outros alimentos ou compartilhar receitas veganas e saudáveis, envie as suas sugestões para contato@viverdeque.com.br. Será um prazer divulgá-las por aqui! 😊

 

Débora Campos

Publicitária apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagem.




PESQUISAR:

Débora Campos - autora
apoie o blog viverdequê?
quer anunciar no viverdequê?