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20.mar
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O poder das frutas e dos vegetais

Acrescentar oito porções de frutas e vegetais por dia pode levar as pessoas a uma mudança de bem-estar equivalente à mudança observada em pessoas desempregadas que conseguem um emprego. Este é um dos resultados de uma pesquisa realizada no Reino Unido e publicada no periódico American Journal of Public Health.

Foram avaliados os hábitos alimentares de 12 mil adultos. Por seis anos (entre 2007 e 2013), os participantes, além de responderem a um questionário, anotaram em um diário particular aspectos de suas vidas e sua saúde mental e emocional.

Em apenas dois anos, aqueles que não comiam frutas e vegetais no início da pesquisa, mas passaram a consumir oito porções ao dia, relataram se sentir mais felizes e mais satisfeitos do que aqueles que não aumentaram o consumo desses alimentos.

Os pesquisadores ingleses se surpreenderam tanto com o extraordinário poder das frutas e dos vegetais que passaram a inserir três porções extras desses alimentos em sua própria dieta.

Outro estudo realizado com mais de 60 mil pessoas concluiu que comer sete ou mais porções de frutas, legumes e verduras, por dia, pode ser decisivo para sua saúde.

Quatrocentos gramas por dia de frutas, folhas e legumes frescos diversificados e coloridos é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do governo britânico para uma vida saudável. Segundo a nova pesquisa, um pequeno aumento na porção, para 560 gramas, tem um grande peso na saúde.

Os pesquisadores da University College London analisaram a alimentação de 65 mil adultos da Grã-Bretanha durante 12 anos. Quem comia 400 gramas, a quantia recomendada, reduziu o risco de morte em 36% em relação a quem não ingeria vegetais. Esse risco foi reduzido em 42% para quem aumentou a porção para, no mínimo, 560 gramas.

Números surpreendentes não é?! E você, já ingeriu sua porção de frutas, verduras e legumes hoje?

Confira abaixo a tabela de porções e seja beneficiado com esses poderosos alimentos que nosso Deus criou para nosso bem estar e saúde:

 

 (Reguladores) ~ 5 Calorias
Alimento Medida   Alimento Medida
Alface 1 prato de sobremesa   Pimentão 1 unidade pequena  
Agrião 1 prato de sobremesa   Escarola 1 prato de sobremesa  
Aspargo 1 prato de sobremesa   Pepino 1 unidade média  
Beterraba 1/2 unidade   Rabanete 5 unidades médias  
Couve 1 pires de chá   Repolho 1 prato de sobremesa  
Cebola ½ unidade   Rúcula 1 prato de sobremesa  
Cenoura ½ unidade   Tomate 2 unidades pequenas  
 (Reguladores) ~ 30 Calorias  
Alimento Medida   Alimento Medida
Abóbora 3 colheres (sopa)   Brócolis 3 colheres (sopa)  
Abobrinha 3 colheres (sopa)   Palmito 3 colheres (sopa)  
Alho poró 3 colheres (sopa)   Pimentão 3 colheres (sopa)  
Beterraba 3 colheres (sopa)   Couve refogada 3 colheres (sopa)  
Cenoura 3 colheres (sopa)   Quiabo 3 colheres (sopa)  
Chuchu 3 colheres (sopa)   Vagem 3 colheres (sopa)  
Couve flor 3 colheres (sopa)   Espinafre 3 colheres (sopa)  
Berinjela 3 colheres (sopa)        
   (Reguladores) ~80 Calorias  
  Alimento Medida   Alimento Medida
  Abacate 1 colher cheia (sopa)   Maçã 1 unidade  
  Abacaxi 1 fatia média   Mamão 1 fatia média  
  Ameixa verm. 2 unidades   Maracujá 1 unidade  
  Banana-maçã 1 unidade   Melancia 1 fatia grande  
  Banana-nanica 1 unidade   Melão 1 fatia grande  
  Caqui 1 unidade   Fruta do Conde 1 unidade  
  Caju 2 unidades   Morango 8 unidades  
  Figo 1 unidade   Pêra 1 unidade  
  Goiaba 1 unidade   Pêssego 2 unidades  
  Jabuticaba 10 unidades   Tangerina 1 unidade  
  Kiwi 1 unidade   Uva 12 unidades  
  Laranja 1 unidade   Nectarina 2 unidades  

 

  • Adriana Boganha é nutricionista e mestra em Educação em Saúde.
  • Nutricionista ambulatorial do Hospital Adventista de São Paulo.
  • Docente do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do Colégio Adventista de Granja Viana e da Escola de Educação Permanente HC – Faculdade de Medicina da USP.
  • Contatos: Facebook



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Débora Campos - autora
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