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FAQ

1) O que é vegetarianismo?

Leia o post do blog, clicando aqui.

2) Quais as razões para se tornar vegetariano?

São várias as razões. Pelo planeta, pelos animais, pela saúde, por religião, etc. Segundo o IBGE, 10% da população brasileira é vegetariana. Veja abaixo explicações mais detalhadas:

* Pelo planeta: ao ser vegetariano, você ajuda a proteger o planeta diminuindo o impacto das atividades humanas sobre os ecossistemas. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a pecuária utiliza 30% da Terra para criação de animais e mais 33% para plantação de grãos para alimentá-los. Ou seja, 63% do planeta está destinado à pecuária. Algo que vem crescendo e se tornando insustentável. Além disso, essa atividade é o principal fator de contaminação dos mananciais aquíferos e do desmatamento de grandes biomas, incluindo a Floresta Amazônica, que foi devastada em 70% por pela prática.

* Pelos animais: ao ser vegetariano, você ajuda a proteger os animais contra os abusos corriqueiros. Para ser um combatente por essa causa, as pessoas deixam de consumir qualquer produto que explore os animais, como alimentos, roupas, cosméticos, medicamentos, etc.

* Por saúde: estudos comprovam que uma dieta vegetariana pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, os níveis de colesterol no sangue, a probabilidade de contrair cânceres. Os benefícios são tantos que seria difícil colocar tudo aqui, em breve, aqui no blog, vamos incluir uma postagem com estudos que comprovam isso.

* Por religião: muitas religiões restringem o consumo de carnes, como os indianos, espíritas, adventistas, mulçumanos e outras.

3) Qualquer um pode se tornar vegetariano?

A Associação Dietética Americana afirma que a dieta vegetariana bem planejada, inclusive a dieta vegana, é saudável e apropriada a todas as fases da vida, incluindo infância e gravidez, promovendo o desenvolvimento adequado.

4) Vou ter carências nutricionais?

Depende. Hoje, 50% da população brasileira está com dificuldade em absorver a vitamina B12, independente da dieta alimentar adotada.

Também existem outras carências que estão sendo observadas, como a da vitamina D. Todos devem fazer checkups periódicos e ter uma alimentação planejada, independente da dieta adotada. Para vegetarianos, os checkups verificam a necessidade de uma possível suplementação de vitamina B12. E para veganos, possíveis suplementações de cálcio e ferro.

5) Vegetariano come mais pesticidas e agrotóxicos?

Não! As carnes de animais contêm compostos químicos que foram acumulados no organismo, ao longo dos anos, e ficam depositados nos tecidos adiposos. Um estudo realizado com lactantes demostrou que mulheres vegetarianas possuem quatro vezes menos agrotóxicos no leite do que mulheres onívoras, que são as que comem carne de animais com hormônios, antibióticos, carrapaticidas, repelentes e etc.

Apesar da presença de pesticidas e agrotóxicos nos vegetais, ainda assim é benéfico ingeri-los, pois são muitos os benefícios para o organismo. Mas, é claro, prefira os alimentos orgânicos, ou seja, frutas, legumes e verduras livres de produtos tóxicos.

6) Quais são os cuidados que um vegetariano deve adotar?

Fazer exercícios físicos regularmente, ter boas noites de sono, beber água na quantidade diária adequada para a hidratação corporal, comer frutas e vegetais, fazer check-ups médicos regulares, ou seja, medidas saudáveis que todas as pessoas deveriam adotar.

Referência: Livro “Virei Vegetariano e Agora?”, do Dr. Eric Slywitch. Editora: Alaúde.



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Débora Campos - autora
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