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13.mar
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Dicas para reduzir o sal da sua alimentação

O exagero na hora de comer sal pode gerar doenças no organismo como hipertensão arterial, problemas renais, entre outras. A prevenção é sempre o melhor caminho, daí a importância de diminuir o consumo de sal. Com o passar do tempo, o paladar se adapta à redução de sal na comida e você continuará aproveitando e saboreando deliciosas refeições.

  • Prove a comida antes de adicionar sal.
  • Lembre-se sempre de que o sal não é a única forma de temperar os alimentos. Utilize ervas e temperos como: manjericão, salsa, coentro, alecrim, cebolinha e outros de sua preferência.
  • Evite colocar o saleiro à mesa. Esse hábito estimula o maior consumo de sal.
  • Na hora das compras de supermercado, leia os rótulos e confira a quantidade de sódio dos alimentos processados que está adquirindo.
  • Evite enlatados. A quantidade de sódio nesses produtos são sempre altas.
  • Na hora do lanche, substitua os amendoins salgados, ou salgadinhos, que contém alto teor de sódio, por outras opções mais saudáveis como: tirinhas de cenouras, ou uma fruta.
  • Faça a dessalinização das azeitonas que você comprar a granel, escoando a água original. Lave-as uma vez e substitua a água original por outra, com menos sal.
  • Tenha sempre em mãos o coringa dos temperos: o limão. Ele substitui o sal e sempre dá um toque especial em qualquer prato.

  • Adriana Boganha é nutricionista e mestra em Educação em Saúde.
  • Nutricionista ambulatorial do Hospital Adventista de São Paulo.
  • Docente do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do Colégio Adventista de Granja Viana e da Escola de Educação Permanente HC – Faculdade de Medicina da USP.
  • Contatos: Facebook



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Débora Campos - autora
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