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21.jul
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Dicas de alimentos calmantes

O trânsito maluco do dia a dia, as diversas cobranças no trabalho, a “obrigação” de parecer sempre linda e feliz, e aquela colega chata que nunca nos abandona: a culpa. Tudo na nossa rotina parece ser favorável ao estresse e a ansiedade, não é mesmo?! Tem gente que consegue transformar até coisas que deveriam ser boas e saudáveis, como a vida vegana e fitness, em algo extremamente estressante (ficam tão neuradas com a nova dieta, que deixam de curtir as coisas boas da vida!). É tanta cobrança interna e externa que não tem jeito, uma hora a gente acaba explodindo.

Para amenizar tudo isso, eu procuro sempre incluir na minha alimentação alguns alimentos que têm propriedades calmantes, que diminuem a adrenalina e promovem uma sensação de bem-estar no corpo. Veja abaixo uma listinha com alguns alimentos que têm essas características.

 

  • Chá de camomila

Essa é aquela receitinha típica de vó, neh? Mas não é só mito popular não! O chá de camomila interfere nos nervos calmantes, deixando a gente calminho…calminho. Ah! Ele também ajuda a promover o sono. Por isso, é sempre bom ingerir uma xícara antes de dormir!

 

  • Maracujá

O maracujá também é bem conhecido por seus efeitos calmantes. O que muita gente não sabe é que, além do suco, a planta também possui propriedades tranquilizantes. Por isso, o chá da planta de maracujá é uma ótima opção para quem quer relaxar!

 

  • Castanha de caju

Além de ter um montão de benefícios e ser muito saborosa, a castanha de caju é uma ótima fonte de zinco. Segundo especialistas, os baixos níveis desse elemento químico no nosso corpo estão associados à ansiedade, estresse e depressão. Por isso, é sempre bom andar com um potinho de castanhas na mochila, neh?

 

  • Chocolate amargo vegano

Além de acalmar, o chocolate amargo previne problemas cardiovasculares e melhora o nosso humor. É ou não é maravilhoso?!

 

  • Espinafre

Em um dia estressante, não se esqueça de colocar o espinafre na sua salada! Ele é rico em magnésio, um mineral que ajuda a regular os níveis de cortisol (diminuindo a ansiedade) e promove uma sensação de bem-estar no nosso organismo.

 

No caso de pessoas que sofrem de maneira severa com o estresse e a ansiedade, além de incluir esses alimentos na alimentação, é fundamental procurar a ajuda de um médico, ok?

 

Gostou das dicas? Compartilhe com a gente outros alimentos que te deixam relax! 😉

 

Débora Campos

Publicitária, estudante de Gastronomia (Senac) e apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagem.

 




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Débora Campos - autora
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