Dica de filme: Food Matters | VIVERDEQUÊ?
Fechar

Inscrição para o Curso: LEITES VEGETAIS - 10 NOV


9.ago
9.ago
Dica de filme: Food Matters

Sabe aquela história que faz você ficar refletindo por horas? O “Food Matter” (O alimento é importante) é assim! Disponível no Netflix, o documentário australiano, dirigido por James Colquhoun e Carlo Ledesma, aborda questões polêmicas que envolvem a saúde e a alimentação, criticando a agricultura intensiva e a maneira como a medicina tradicional trata as doenças.

Sabe aquela ideia de ciclo vicioso? Então, o documentário mostra (mostra não, escancara! Haha) alguns desses ciclos que interferem diretamente em nossa saúde e bem-estar, como é o caso de alguns processos de produção agrícola em larga escala. Ao diminuir os nutrientes do solo, esse tipo de agricultura acaba incentivando o cultivo de plantas mais frágeis (fácil de serem atacadas por pestes), necessitando da aplicação de muitos agrotóxicos, que por sua vez contaminam os alimentos e as pessoas que, depois, vão consumir esse tipo de alimento. Tudo isso para beneficiar quem? As indústrias químicas e farmacêuticas.

Além de criticar a agricultura intensiva, o documentário fala sobre como a falta de informação da população pode contribuir ainda mais para esse ciclo vicioso. Ele cita como exemplo o processo de cozimento dos alimentos, que parece tão inofensivo, mas que pode acabar com muitos nutrientes importantes.

“Food Matters” também faz uma dura crítica à medicina tradicional, que prefere tratar doenças utilizando drogas, do que alimentos saudáveis. Segundo o documentário, 70% dos pacientes de qualquer estágio de câncer tratados com quimioterapia, radiação ou cirurgia morrem em menos de 5 anos. Em contra partida, mais da metade dos pacientes em estado avançado de câncer que são tratados com uma alimentação saudável sobrevivem. É ou não é impressionante o poder dos nutrientes presentes nos alimentos?!

Se você está precisando de um incentivo para ter uma vida mais saudável, eu super indico esse documentário! Depois de assisti-lo, não se esqueça de compartilhar com a gente o que achou, ok?! 😉

 

Débora Campos

Publicitária, estudante de Gastronomia (Senac) e apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagem.




PESQUISAR:

Débora Campos - autora
apoie o blog viverdequê?
quer anunciar no viverdequê?