Alimentos que podem irritar o estômago | VIVERDEQUÊ?
Fechar

Inscrição para o Curso: LEITES VEGETAIS - 10 NOV


7.jul
7.jul
Alimentos que podem irritar o estômago

Você, provavelmente, já ouviu alguém usar a seguinte expressão: aquela comida “atacou” o meu estômago. Existem muitos alimentos que podem irritar a nossa mucosa gástrica e gerar um grande desconforto, principalmente se a pessoa tem gastrite (aí é que algumas comidas atacam mesmo! ). Entre os alimentos que causam irritação no nosso estômago, os industrializados são sempre os campeões! Isso porque, geralmente, sempre vêm acompanhados de muitos conservantes, corantes, açúcares, sal e gorduras. Por isso, nem preciso falar muito porque devemos evitá-los, né?

Separei aqui uma listinha dos alimentos que mais “irritam” a nossa mucosa gástrica.

  • Chips e sucos de pó: além de não serem nada saudáveis, esses produtos são repletos de corantes e conservantes.
  • Chicletes e balas: o nosso estômago se prepara para receber o alimento sempre que mastigamos algo. Dessa forma, ao mascar chiclete, o nosso organismo produz suco gástrico (ácido que auxilia na digestão) como se fosse receber um alimento. Essa quantidade de ácido produzida sem necessidade acaba ferindo a parede gástrica.
  • Salsicha, salames e mortadela: se você é onívoro, passe longe desses embutidos, porque além de serem péssimos para a saúde, também possuem muitos corantes e conservantes.
  • Frituras em excesso: produzem substâncias oxidantes que aumentam a irritação do estômago.
  • Carnes vermelhas: se você é onívoro, sugiro moderar nas carnes vermelhas (e a ir parando de comer ao poucos, hehe) porque elas induzem uma liberação maior das enzimas digestivas, o que podem aumentar a irritação da mucosa gástrica.
  • Bolos e biscoitos recheados: como, geralmente, possuem muito açúcar, esses alimentos têm rápida digestão. Isso pode aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico.
  • Café, chá preto e refrigerantes de cola: possuem substâncias bem irritantes para o estômago.
  • Temperos prontos, ketchup, mostarda e molhos de pimenta: esses produtos também têm muitos conservantes e condimentos que podem irritar o estômago.

 

Citei, aqui, alguns alimentos que não são saudáveis e prejudicam não só a nossa mucosa gástrica, mas a nossa saúde como um todo. No entanto, para quem tem um estômago mais sensível, é bom evitar também o consumo frequente de frutas cítricas, como abacaxi, laranja e limão. O ideal é que, além de não ficar sem comer por muito tempo, inserir alimentos que fazem muito bem para o nosso estômago, como mamão, maçã, abacate, erva-doce, canela e aveia. Combinado?

 

Débora Campos

Publicitária, estudante de Gastronomia (Senac) e apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagem.




PESQUISAR:

Débora Campos - autora
apoie o blog viverdequê?
quer anunciar no viverdequê?