Alimentos e produtos integrais | VIVERDEQUÊ?
Fechar

Inscrição para o Curso: LEITES VEGETAIS - 10 NOV


16.jun
16.jun
Alimentos e produtos integrais

 

Os alimentos integrais são, basicamente, os grãos e os cereais. Alguns exemplos são o arroz, o centeio, o trigo e a queridinha da aveia. Porém, eles de fato só são totalmente integrais quando não passaram por processos de refinação. Assim, eles conservam todos seus componentes originais, como as cascas. Quando eles são acrescidos assim (íntegros) em produtos integrais, como pães, massas de macarrão etc., esses itens passam a ser ricos em nutrientes, justamente porque nenhuma parte do cereal ou grão foi jogada fora.

Percebeu aí em cima, não é? Os alimentos integrais são os grãos e cereais. Já os produtos integrais são as receitas que levam alimentos integrais na composição.

Você já deve ter ouvido falar que a concentração das vitaminas e minerais é bem maior nas cascas dos cereais e grãos. E isso é verdade! Além disso, nessas películas protetoras também obtemos as fibras, que são importantíssimas para o bom funcionamento do nosso organismo por meio da digestão eficiente.

Os alimentos e produtos integrais também são excelentes para acelerar o metabolismo. Essa aceleração auxilia no emagrecimento. Mas, atenção! Não é só porque um produto é integral, como os biscoitos e os pães, que nós podemos encher o carrinho do supermercado (e o nosso corpo) deles.

São produtos gostosos e boas opções para a vida corrida, mas precisam ser consumidos em quantidade moderada, afinal, são comidas ricas em carboidratos (no geral), e viram gordura no nosso corpo. Além disso, já conversamos por aqui que os produtos industrializados costumar ter alguns vilões em sua composição, como os corantes, conservantes e outros “antes” (leia sobre isso aqui!) O consumo de um produto integral deve ser semelhante ao consumo dele em versão não integral. A quantidade de calorias é parecida!!!

Se vocês é desses que estava doido para comer os integrais só porque pensou que poderia comer mais, e agora está tendencioso a correr para os produtos de “farinha branca” (não integrais) de novo, espere um pouco que tenho um bom argumento para você.

Anote aí os 5 BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE ALIMENTOS E PRODUTOS INTEGRAIS:

 

1 – Melhoraram o fluxo intestinal: as fibras regulam tudo!

2 – Aumentam a sensação de saciedade: você vai demorar um pouco mais para ter fome, após uma “refeição integral”.

3 – Dão mais nutrientes, vitaminas, minerais e fibras para o seu corpo: mais saúde para você!

4 – Diminuem o colesterol: assim você reduz o risco de doenças cardiovasculares e ajuda a controlar as doenças já existentes.

5 – Diminuem o risco de diabetes: o alto teor de fibras de baixo índice glicêmico permite uma absorção mais lenta de glicose no sangue, minimizando o trabalho da insulina. Para os já diabéticos, é uma ótima maneira de controle.

 

Marque uma consulta com um nutrólogo ou endocrinologista e passe a comer os integrais na quantidade certa. Boas refeições para você!

 

Débora Campos

Publicitária, estudante de Gastronomia (Senac) e apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagem.




PESQUISAR:

Débora Campos - autora
apoie o blog viverdequê?
quer anunciar no viverdequê?