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3.mar
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Alimentos e o estresse

Todo mês abordamos um assunto específico aqui no Viverdequê?. Março será dedicado a falar do estresse. Mas, afinal, o que é isso? Popularmente falando, o estresse é um sintoma emocional, que pode desencadear reações físicas, caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação e nervosismo. A causa pode ser desconhecida ou estar aliada a pressões do dia a dia.

Já segundo à médica psiquiatra Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Alexandrina Meleiro, “a palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós não sobrevivemos”.  Esse mecanismo  libera várias substâncias químicas em situação de alerta ou perigo. Uma delas é a adrenalina, mas o excesso dela pode ser ruim.

Devemos estar atentos ao estresse, porque ele é fator desencadeante de diversos outros males, como: transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico, depressão, erupções cutâneas, dermatite, seborreica (caspa) etc.

Bom mesmo é tomar atitudes preventivas. E como sempre, os alimentos são nossos amigos. Sim! Existem alimentos antiestresse. Oba! Eles combatem a ansiedade, melhoraram o ânimo e a vitalidade. Veja abaixo e incorpore à lista de compras:

– Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga.

– Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse.

– Maracujá: Ao contrário do que se acredita, a fruta não é calmante, mas as suas folhas são. Elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares. Ótimas para chás.

– Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas atuam como calmantes naturais.

– Espinafre e brócolis: previnem a depressão, o bom funcionamento das células e do sistema nervoso.

Bom apetite e “no stress”!

Débora Campos

Publicitária, estudante de Gastronomia (Senac) e apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagem.




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Débora Campos - autora
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