ABACATE E SEUS BENEFÍCIOS | VIVERDEQUÊ?
Fechar

Inscrição para o Curso: LEITES VEGETAIS - 10 NOV


5.jan
5.jan
ABACATE E SEUS BENEFÍCIOS
  • Mantém a saúde das articulações
  • Ajuda a baixar a pressão arterial
  • Estimula a fertilidade

Por seu alto teor de gordura, o abacate pode aparecer pouco saudável, mas seus óleos monoinsaturados benéficos são capazes de baixar a pressão arterial e lubrificar as articulações. E por isso receberam o título de “azeite das Américas”. A polpa e o óleo contêm antioxidantes e são anti-inflamatórios, ajudando a diminuir o risco de doenças como a artrite e aumentar a fertilidade feminina.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

As gorduras da fruta são singulares. Contêm fitosterois, hormônios vegetais tais como o campesterol, o betasitosterol e o estigmasterol, que ajudam a manter as inflamações sob controle. Além disso, o abacate é rico em álcoois graxos ômega-3, que lubrificam as articulações. Pressão arterial Por ser boa fonte de potássio, com baixo sódio, reduz o risco de hipertensão e derrame. Também rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, que oferecem proteção contra doenças cardiovasculares.

Pesquisas provaram que as gorduras saudáveis aumentam a fertilidade e o sucesso do tratamento de fertilização in vitro.

COMO APROVEITAR AO MÁXIMO?

A maior parte dos nutrientes do abacate está concentrada na polpa verde-escura próxima á casca. Dependendo de como a fruta for descascada, esses benefícios são perdidos. Corte o abacate longitudinalmente em quatro e tire a casca por partes, como se faz com a banana.

COMO USAR?

Use o abacate para aumentar a absorção de antioxidantes lipossolúveis importantes, como o licopeno e o betocaroteno, presentes em outros alimentos.

É fácil também fazer uma Guacamole! Um clássico molho mexicano, acompanhamento saudável e bem gostoso!

Veja a receita aqui do Guacamole no Viverdequê?

Óleo é extraído da polpa do abacate, não da semente, e é conhecido pela capacidade de proteger o coração e combater as lesões provocadas pelos radicais livres. É uma boa base para molhos de saladas e marinadas e pode ser usado para saltear.

*fonte do livro: O Livro de Receitas da Cozinha Medicinal de Dorling Kindersley (tradução Mariane Janikian) – PUBLIFOLHA – São Paulo/SP, 2014 p.50.

 

Tomara que gostem da dica!

Débora Campos

Publicitária, estudante de Gastronomia (Senac) e apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagem.

 




PESQUISAR:

Débora Campos - autora
apoie o blog viverdequê?
quer anunciar no viverdequê?