8 Dicas de ouro para poupar tempo na cozinha! | VIVERDEQUÊ?
Fechar

Inscrição para o Curso: LEITES VEGETAIS - 10 NOV


25.jan
25.jan
8 Dicas de ouro para poupar tempo na cozinha!

1. Planeje a semana.

Para ficar mais fácil cozinhar, saiba o que fazer antes. Assim você economiza tempo e dinheiro. Planejar as refeições podem significar economia, mas o maior ganho pode estar na sua saúde e de sua família.

Como planejar? Pergunte para as pessoas que convivem com você o que eles querem comer durante a semana, ajuste o orçamento e faça um cardápio.

Saiba como montar um cardápio aqui: http://viverdeque.com.br/voce-sabe-preparar-um-prato-equilibrado/.

2. Faça uma lista de compras.

Quando se está focado na lista de compras, você se livra das armadilhas de marketing que estão nos supermercados com mais facilidade e compra aquilo que realmente precisa. No link acima também tem uma lista de compras para vc.

3. Organize as compras.

Depois das compras, ao chegar em casa, lave, seque e guarde tudo! Organize os ingredientes.

4. Mise-em-place:

Acho que até já ouviu falar desta expressão francesa, significa separar todos os ingredientes e todas as ferramentas de trabalho (facas, tigelas, etc) para a execução da mesma. É muito importante LER TODA A RECEITA ANTES DE EXECUTÁ-LA. Ninguém quer sair correndo para comprar um fermento na hora que está finalizando uma receita.

5. Tenha tudo à mão!

Para se ganhar agilidade na cozinha, é bom colocar todas aquelas ferramentas mais utilizadas à mão, como tábuas de corte, facas, frigideiras, colheres, etc. A regra é esta: utiliza muito, coloque na frente. Utiliza pouco, coloque no fundo ou em armários mais altos. Isso vale também para ingredientes, principalmente os temperos.

6. Cozinhe várias refeições de uma vez.

Já que você está na cozinha, cozinhe para duas ou mais refeições. Hoje por exemplo, fiz macarrão ao sugo e aproveitei para fazer o jantar. Fiz sopa de ervilhas! A noite é só esquentar a sopa e o pão! Assim fico livre para outras coisas!

E também já aproveitei para cortar mais cebolas e fazer molho de tomate extra, coloquei tudo no congelador. Assim, a próxima vez que eu for para a cozinha, tenho menos trabalho.

7. Na noite anterior.

Se você sabe que vai cozinhar feijões, já deixa eles de molho na noite anterior. Ou se o tempo está corrido pela manhã, já deixe a mesa do café da manhã pronta. Na geladeira coloque uma bandeja com as frutas picadas, geléias, etc. Na manhã seguinte é só colocar  a bandeja na mesa e pronto!

8. Peça ajuda!

Na verdade, todos comem na casa. Por isso peça ajuda! A família tem que estar unida nas horas boas e ruins. Por isso, coloque uma musiquinha, chame todo mundo e em minutos tudo estará pronto, gostoso e limpo. Além de unir mais a sua família.

Espero que tenham gostado e mãos a obra! Depois me conta como foi a sua experiência utilizando uma destas dicas.

Grande abraço!

 

Débora Campos

Publicitária, apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagens.

 

 

 




PESQUISAR:

Débora Campos - autora
apoie o blog viverdequê?
quer anunciar no viverdequê?