3 facas indispensáveis para a sua cozinha e seus acessórios! | VIVERDEQUÊ?
Fechar

Inscrição para o Curso: LEITES VEGETAIS - 10 NOV


10.jan
10.jan
3 facas indispensáveis para a sua cozinha e seus acessórios!

Hoje vou falar de 3 facas que são de extrema importância para a sua cozinha! Porque te poupam esforço e tempo! Ademais, os cortes ficam bonitos e a comida bem apresentada.

 

As facas de um cozinheiro, de um chef ou até mesmo de uma dona de casa, são ferramentas de trabalho, como os pinceis de um artista por isso cada cozinheiro tem seu próprio kit. E saiba que faca não se empresta, é pessoal.

 

Com tantos tipos de materiais, marcas e preços, lembre-se que a melhor faca é a faca afiada e aquela que se adapta a sua mão. Elas podem ser leves ou pesadas. Do jeito que for mais confortável para vc. Vale a pena investir em uma boa faca, pode não ser barata, mas duram uma vida toda!!!

 

Então vamos as minhas facas favoritas e seus acessórios:

  1. Faca de chef: normalmente ela tem a lâmina de 20 a 35 cm. Pode ser canelada, ou seja, ter leves depressões na superfície, que ajudam a desgrudar os alimentos entre um corte e outro. Esta faca mudou a minha vida. Kkkkkkk. Ela é para múltiplas funções, como picar em pedaços variados, fatiar, etc.

 

  1. Faca de legumes: é uma faca menor, tem uma lâmina de 5 a 10 cm usada para corte pequenos, delicados, cortar frutas e outros vegetais.

 

  1. Faca serrilhada: ideal para bolos, pães e tomates.

 

  1. Pedra: usada para amolar o fio. Fundamental!

 

  1. Chaira: usada depois de amolar o fio para dar acabamento a faca, tirando todas as irregularidades.

 

Veja também alguns cuidados que devemos ter com as facas:

  • Sempre deixe suas facas afiadas. Em primeiro lugar para a sua segurança, pois o esforço de picar é menor. Segundo, porque aumenta sua eficiência. E terceiro, porque os cortes ficam lindos e bem apresentados.

 

  • Isso nos leva a outro item, aprenda como amolar as facas, compre uma pedra e uma chaira ou leve para um afiador.

 

  • Sempre manuseie a faca com cuidado, transporte ela com a lamina voltada para baixo. Como já tive meus históricos de cortes e pontos, kkkkkkk, posso dizer: cuidado com facas debaixo de panos de pratos, quando estão todas misturadas no escorredor de pratos ou quando elas caem no chão. Neste caso nunca tente pegá-las no ar, pois é desastre na certa.

 

  • As tábuas duras de vidro ou de pedras, nunca devem ser usadas para cortar, pois tiram o fio da faca, estragam mesmo. Use tábuas de bambu ou outra macia de altileno (plástico).

 

  • Cuidado ao guardá-las. Nunca as deixe misturadas aos outros utensílios, pois podem cortar o dedo de alguém. Elas devem estar embrulhadas ou colocadas em caixas especiais. Fora do alcance das crianças.

 

Bom, vou ficando por aqui! Espero que esta informação seja útil. Grande abraço e até a próxima!

 

Débora Campos.

Publicitária, apaixonada por culinária saudável, fotografia e viagens.




PESQUISAR:

Débora Campos - autora
apoie o blog viverdequê?
quer anunciar no viverdequê?